Este Programa visa promover a atração e a fixação de doutores em instituições de educação superior e pesquisa, institutos de pesquisa, empresas públicas de pesquisa e desenvolvimento, empresas privadas e microempresas que atuem em investigação científica ou tecnológica, nas vertentes da regionalização e da interiorização.

 

Regionalização: caracterizada pela atração de doutores, não sendo permitida a concessão da bolsa a doutores formados ou radicados no próprio Estado.

 

Interiorização: caracterizada pela atração de doutores para microrregiões de baixo desenvolvimento científico e tecnológico, fora das áreas metropolitanas, permitindo, nesse caso, a concessão da bolsa a doutor formado ou radicado no próprio Estado.
A bolsa tem duração de até 36 meses.

 

Os pedidos de bolsas podem ser submetidos à FUNCAP pela instituição de ensino superior, instituição de pesquisa e desenvolvimento, órgão ou entidade, pública ou privada, ou empresa, pública ou privada, localizada no Estado do Ceará, por meio do sistema de fluxo contínuo.

 

Público alvo:
Profissional com experiência em ciência, tecnologia e inovação e/ou reconhecida competência em instituições de ensino superior e pesquisa, institutos de pesquisa, empresas públicas de pesquisa e desenvolvimento, empresas privadas e microempresas que atuem em investigação científica ou tecnológica.

 
Diretrizes:
A instituição que recebe o bolsista deve manter setor de pesquisa ou de desenvolvimento tecnológico e inovação, independentemente de sua natureza jurídica, se pública ou privada. Deve estar localizada no Ceará, dispor de infraestrutura adequada ao desenvolvimento do projeto na própria empresa ou em instituição parceira, acadêmica ou não. Também deve atestar deficiência de recursos humanos naquela área do conhecimento ou setor de produção.

 
Valor:
Os valores para esta bolsa variam de R$ 2,8 mil a R$ 5,2 mil. (de acordo com o estabelecido pela a tabela de valores de bolsas e taxas no País – RN – 005/2010).