Programa do governo federal, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para apoiar empresas nascentes de base tecnológica, startups, e sua ligação a aceleradoras. O Start-Up Brasil integra o TI Maior, Programa Estratégico de Software e Serviços de TI (uma das ações da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – ENCTI), que elege as TICs entre os programas prioritários para impulsionar a economia brasileira.

 

O objetivo do programa é agregar o conjunto de atores e instituições – e seus respectivos programas e ações – em favor do empreendedorismo de base tecnológica. Desta maneira, os esforços são canalizados, gerando um fluxo de projetos orientados desde a fase de concepção até sua inserção no mercado. As startups cumprem com a função de continuamente revitalizar o mercado, mas precisam de um ambiente propício para que se desenvolvam e tenham sucesso. A figura da aceleradora surge nesse contexto como um agente fortemente orientado ao mercado, geralmente de origem privada e com capacidade de investimento financeiro, que tem a função de direcionar e potencializar o desenvolvimento das startups.

 

O programa funciona por edições, com duração de um ano. Em cada edição são lançadas três chamadas públicas, uma para qualificar e habilitar aceleradoras, e outras duas, semestrais, para a seleção de projetos de empresas startups.

 

Mais informações
http://startupbrasil.mcti.gov.br