Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas

O Sebrae Mais oferece soluções para empresas que buscam a evolução de seus negócios. Isso porque, quando a empresa cresce, muitas vezes o empresário não tem tempo para planejar o futuro e necessita de soluções práticas que podem ser aplicadas imediatamente na empresa.

 

As soluções que o Sebrae Mais oferece são:
• Estratégias empresariais
• Encontros empresariais
• Gestão financeira
• Gestão da inovação
• Empretec
• Gestão da qualidade
• Ferramentas de gestão avançada

 

Estratégias Empresariais
O empreendedor aprende a elaborar as estratégias do negócio para que as tomadas de decisões sejam mais acertadas. Os principais pontos são:
• Reavaliação do negócio e identificação de novas alternativas em alinhamento com as competências pessoais e empresariais do empreendedor
• Análise do cenário do setor de atuação, tamanho de mercado, taxas de crescimento e concorrência
• Compartilhamento de ideias com outros empresários participantes
• Orientação personalizada de um consultor

 

Conteúdo programático
• Processo estratégico, análise de negócio e ambiente macro
• Diagnóstico do setor e da empresa
• Consolidação da análise e formulação
• Detalhamento para implantação da estratégia

 

Carga horária: 4 encontros presenciais (totalizando 28h de capacitação) e 18h de orientação personalizada em cada empresa participante.

 

Encontros Empresariais
Interação de empresários de um mesmo setor ou de vários setores, por meio de um ciclo de encontros e eventos planejados.

 

Nos Encontros, os empresários são estimulados a trocar experiências, compartilhar erros e acertos e dar depoimentos, sempre com o propósito de contribuir para a melhoria ou para a transformação de seus negócios. Além disso, os Encontros permitem a criação de uma rede de contatos e de futuros parceiros, em um esforço conjunto para estabelecer novas relações de negócios, resolver problemas comuns do dia a dia, compartilhar soluções já testadas e consolidadas entre as empresas participantes.

 

Os Encontros Empresariais são indicados para:
• Proprietários de pequenas empresas avançadas (empresas com mais de 2 anos, acima de 9 funcionários e questões básicas de gestão superadas)
• Grupos de empresas que desejam aprimorar seus conhecimentos para melhorar o gerenciamento
• Empresários que procuram soluções práticas para resolver problemas do dia a dia das empresas

 

Os trabalhos são conduzidos e orientados por um moderador do Sebrae, que provoca os debates, estimula e orienta a participação de todos. Há, também, um relator para registrar todo o conhecimento gerado pelo grupo. Ao final de cada encontro, os participantes recebem o resumo do tema debatido, como instrumento de consulta para a implementação de novas estratégias e modelos de gestão em seus empreendimentos.

 

Carga horária: são realizados no mínimo 3 e no máximo 6 encontros com o mesmo grupo, com duração entre 1h30min e 2h30min.

 

Gestão Financeira – do Controle à Decisão
Destinado aos empresários interessados em melhorar os resultados na gestão financeira por meio do desenvolvimento de competências para controlar, analisar, planejar e simular as informações financeiras para uma eficiente tomada de decisões.

 

A aprendizagem é significativa, contextualizada e prática. A partir do diagnóstico empresarial, cada participante tem um plano de capacitação feito sob medida, exclusivo para atender a suas necessidades e da empresa.

 

Conteúdo programático
• Ferramentas, instrumentos e processos que possibilitam a organização e o controle financeiro para melhor gestão do capital da empresa
• Gerenciamento do capital de giro da empresa
• Projeções financeiras para assegurar decisões estratégicas
• Análise de custos, despesas e investimentos para a determinação do preço de venda (avaliando a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio, e considerando os aspectos mercadológicos)
• Planejamento orçamentário para a maximização de resultado
• Simulações financeiras para avaliação de alternativas de mudanças estruturais na empresa e planejamento de estratégias empresariais

 

É uma solução semi-presencial que utiliza a Internet para a interação entre o participante e o consultor durante o processo de capacitação, realizado na própria empresa.

 

Carga horária: O curso tem duração de 3 meses, dividido em 3 fases:
• Fase 1 – Iniciação (8h de workshop em grupo e 2h individualizadas por empresa)
• Fase 2 – Desenvolvimento (90h de dedicação, com atendimento personalizado por empresa pela Internet e 1 workshop de 4h)
• Fase 3 – Encerramento (8h de workshop em grupo)

 

Gestão da Inovação – Inovar para Competir
O curso apresenta conceitos e exemplos dos mais diferentes tipos de inovação, com destaque para as possibilidades que existem para a pequena empresa inovar constantemente e aumentar a competitividade. O objetivo é compreender os conceitos relativos à inovação e aos processos de gestão no contexto da pequena empresa, e implanter estratégias de estímulo à inovação.

 

Destinado a pequenas empresas, com mais de 2 anos de vida, mais de 9 funcionários e com questões básicas de gestão já resolvidas.

 

Carga horária: 15h de capacitação, divididas em 5 encontros, e mais 3h de consultoria por empresa, com duração total de 15 dias.
• Encontro 1 – Inovação e competitividade
• Encontro 2 – Processo de gestão da inovação
• Encontro 3 – Boas práticas de inovação
• Encontro 4 – Avaliação da inovação na empresa
• Encontro 5 – Implantação da inovação na empresa

 

Empretec
O curso adota uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios. Ele proporciona aos participantes, dentre outros pontos, a melhoria no desempenho empresarial e a ampliação da visão de oportunidades.

 

Carga horária60h de capacitação, em 6 dias de imersão.

 

Gestão da Qualidade
O curso apoia o empreendedor na implantação de um processo contínuo de gestão da qualidade, com a introdução de novas crenças e atitudes que promovem a satisfação dos clientes e o aumento da competitividade.

 

Destinado a empresas com mais de 2 anos de vida e mais de 9 funcionários.

 

Carga horária: O curso é dividido em 5 módulos:
• Módulo 1 – Gestão da qualidade: fundamentos da excelência (duração de 16h, divididas em 4 encontros de 4h)
• Diagnóstico da situação da empresa em relação aos fundamentos da excelência
• Definição e aplicação de um conjunto de indicadores de desempenho empresarial
• Aplicação do ciclo PDCA (planejar, desenvolver, checar e agir)
• Melhoria do modelo de gestão na empresa
• Módulo 2 – D-olho na qualidade: 5S para pequenos negócios (duração de 16h, divididas em 4 encontros de 4h, e mais 4h de consultoria)
• Filosofia do 5S
• Método D-olho (descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida)
• Implantação na empresa
• Módulo 3 – Gestão da qualidade: parcerias eficazes – satisfação dos clientes, fornecedores, sociedade e colaboradores (duração de 24h, divididas em 6 encontros de 4h, mais 6h de consultoria)
• Estabelecimento de parcerias entre a empresa e os clientes, fornecedores, sociedade, sócios e colaboradores
• Estilo de liderança
• Monitoramento e acompanhamento da relação com as partes interessadas e dos resultados alcançados
• Módulo 4 – Gestão da qualidade: os processos – padronização e melhoria contínua (duração de 20h, divididas em 5 encontros de 4h, e mais 4h de consultoria)
• Conceitos e funcionamento de um sistema baseado em processos
• Implantação do sistema
• Método de análise e melhoria de processos
• Módulo 5 – Boas práticas de inovação (duração de 20h, divididas em 5 encontros de 4h, mais 6h de consultoria)
• Importância da visão estratégica
• Necessidade de medir o desempenho da empresa
• Elaboração de planejamento estratégico

 

Carga horária total do curso: 96h de capacitação, mais 1 palestra de abertura e 20h de consultoria.

 

Ferramentas de Gestão Avançada
O curso ensina como implantar um modelo de gestão baseado em indicadores e metas, a fazer um acompanhamento sistemático da execução e dos resultados e, principalmente, desenvolver a prática do estabelecimento de estratégias para a empresa.

 

Durante o curso, o participante pratica o estabelecimento de estratégias para a empresa, direcionadas para a tomada de decisões mais assertivas nas principais áreas funcionais: finanças, marketing, operações/processos e recursos humanos.

 

Carga horária: total de 211h (um ano de duração), sendo 127h de consultoria em cada empresa participante, 76h de workshop, e 8h de encontros empresariais.

 

Mais informações:
www.sebraemais.com.br
tel: 0800 570 0800