Bom planejamento é fundamental para não correr o risco de fazer uma expansão falida

A partir da semana que vem, estratégia de expansão da Sunthrice vai focar no e-commerce (Foto: Shutterstock)

Para expandir seu negócio com segurança é preciso dar um passo de cada vez (Foto: Shutterstock)

A maioria dos empreendedores deseja expandir o seu negócio e abrir novas lojas. Entretanto, inaugurar uma segunda unidade não é fácil e depende de um bom planejamento para não fracassar.

O jornalista Aaron Taube, do Business Insider, fez uma lista com perguntas que todo empreendedor deve fazer a si mesmo antes de expandir o seu negócio.

1. Eu estou conseguindo extrair o máximo possível da minha unidade inicial?
Antes de expandir seu negócio para outro local você precisa pensar se alcançou a quantidade máxima possível de clientes e de lucro.

Sempre há um momento certo para abrir uma filial. É importante se certificar se sua empresa está operando com 100% da capacidade. Lembre-se sempre que a velocidade de expansão depende do tamanho do seu negócio. Se você tem um restaurante, por exemplo, e a demanda está grande a ponto de você não ter mais onde guardar os alimentos, talvez seja o momento de investir em uma nova unidade e organizar as coisas.

2. Como fazer para meus clientes se adaptarem à minha filial?
Clientes leais são muito importantes para pequenas e médias empresas. Se você esboçar planos para uma filial, pense em uma forma de garantir a mesma experiência positiva em todas as unidades.

Uma estratégia que pode ser utilizada é realocar funcionários mais antigos para o novo negócio. Isso vai facilitar o processo de manter o “DNA” da empresa.

3. Devo abrir uma nova unidade própria ou uma franquia?
Permitir franquias ajuda na popularização da empresa e traz lucros adicionais vindos de fora do seu próprio capital.

Entretanto, ao permitir que outra pessoa administre um negócio da sua marca, você perde o controle direto sobre o relacionamento com os consumidores.