Uma delas é entender como funciona a parte tecnológica do seu negócio

startup, digital (Foto: Reprodução)

Pensa em ter um negócio na web? Saiba o que fazer antes (Foto: Reprodução)

VIA REVISTA PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS

Com mais de uma década de experiência no mercado digital, o americano Jason Goldberg é fundador de quatro empresas de internet – Jobster, Social Median, XING AG e Fab. Recentemente, em um post pessoal, ele compartilhou as 90 maiores lições de negócios aprendidas durante a sua trajetória como empreendedor. Da gestão de pessoas ao capital de risco, confira as cinco dicas principais para quem pensa em abrir – ou já está tocando – um negócio na web.

1. Trabalhe com quem você ama

Procure colaboradores e parceiros que te deixem animado para ir ao escritório todos os dias. A competência de um funcionário ou um sócio não tem valor sem afinidade pessoal.

2. Pense mobile

As visitas de dispositivos móveis já correspondem a 33% da audiência do Fab. É um exemplo pessoal, mas ilustra uma tendência que vai dominar o mercado em breve.

3. Entenda a parte técnica

Fundadores de empresas digitais não precisam ser necessariamente programadores. Mas é imprescindível entender a tecnologia que envolve o processo de criação e o funcionamento dos produtos.

4. Combine instintos com informação

Confie na sua intuição em primeiro lugar, mas busque dados de mercado reais que ajudem a definir se os seus sentimentos se convertem em realidade.

5. Capital de risco não é para todo mundo

Investidores esperam um retorno de cerca de 10 vezes sobre o dinheiro aplicado. Ou seja, para um investimento de US$ 5 milhões, é esperada uma saída de US$ 50 milhões. Essa pressão pode resultar em concessões sobre os rumos da empresa. Quem recebe um aporte precisa estar preparado para lidar com essas questões.