E-commerce deve movimentar R$ 81,3 bi em 2015

Via Investimentos e Notícia

Nos últimos anos, o termo e-commerce tem se tornado cada vez mais familiar no vocabulário dos brasileiros. Dentre outras coisas, a popularização da internet trouxe a praticidade oferecida pelas operações comerciais de compra e venda realizadas online. De acordo com a pesquisa “Perfil do E-Commerce no Brasil” (Fonte: PayPal/Big Data), o comércio eletrônico no Brasil já conta com 450 mil e-commerces ativos. Esta informação foi obtida a partir do monitoramento automatizado dos sites brasileiros.

Ainda segundo a pesquisa, 81% desses e-commerces são baseados em um modelo de comércio focado. Neste cenário, encontra-se a Parafuzo, empresa especializada na prestação de serviços domiciliares via internet. “Apesar de a economia brasileira estar passando por um período de ajustes, os números deste mercado continuam se mostrando extremamente atrativos. Cada vez mais, o brasileiro está se habituando ao conceito ‘same-day delivery’ (algo como “entrega no mesmo dia”, em tradução livre), um tipo de comércio eletrônico que domina as estatísticas nos Estados Unidos. Na Parafuzo realizamos algo similar com o nosso serviço de diaristas. E, para nós, a perspectiva de crescimento é muito grande”, explica o sócio-fundador da empresa, Eduardo Campos.

Outro dado revelado pelo estudo é que o e-commerce no Brasil deverá movimentar, apenas neste ano, R$ 81,3 bilhões. Para 2016, os números continuarão animadores. A previsão é que atinja R$ 92,9 bilhões, um crescimento anual próximo dos 14%, bem acima das previsões de crescimento para a economia do Brasil. “Outro dado relevante é que metade destes sites é formada por empresas sediadas em São Paulo. Além disso, estados como Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro detêm, aproximadamente, 7% de participação neste tipo de mercado”, informa o executivo.

E a importância deste segmento, principalmente no que diz respeito ao setor de serviços, também é crescente fora do Brasil. Uma grande empresa internacional do setor, por exemplo, acaba de lançar uma plataforma também destinada à prestação de serviços domésticos. “Assim como nós, eles perceberam como é difícil encontrar profissionais qualificados de maneira rápida e eficiente, tudo feito de forma transparente e com segurança para o cliente”, complementa Eduardo.