Via Exame

Tablet com tela do app My Class Schedule: Timetable

O que um mentor pode fazer por você e onde encontrar um?
Escrito por Henri Cardim, especialista em coaching

É natural com a empolgação das festas de final de ano projetarmos em nossas mentes e verbalizamos para nossos conhecidos os planos para o ano que está por vir.

Contudo, desenhar um cronograma e saber se dará conta de tudo, se terá energia, tempo e dinheiro para concretizá-los é a grande questão. Posto isto, existe um caminho que não é complicado, apenas trabalhoso.

O erro principal que cometemos é colocar como meta algo que não é de nossa responsabilidade, por exemplo, dizer que emagrecerá 5 quilos.

O adequado é prometer a si mesmo que acordará mais cedo todos dos dias e caminhará durante 30 minutos, pois isso depende apenas de você, e é possível emagrecer até mais que 5 quilos; ou mesmo que será promovido no trabalho, sendo que o que depende de você é entender quais são os critérios objetivos para uma promoção e traçar um plano de estudos e mudança de comportamento para tal.

A palavra motivação vem do motivo para a ação, se temos um bom motivo e transportamos da cabeça para o papel de forma estruturada com data e número a energia é canalizada para isso. O gás que precisamos vem da junção de algumas ações, da soma entre ter objetivos e estar preparado para realizá-los.

Bem, já se sabe da teoria e você depende agora apenas de você para implantar um ano novo de verdade, com 365 possibilidades para manter esse gás, para viver o que você merece para ser ainda mais feliz.

Henri Cardim é palestrante focado em líderes e sucessão em empresas e consultor de negócios.