22/05/2014 15:01 – Via Exame
Alexander Osterwalder, idealizador do Business Model Canvas, esteve hoje em São Paulo durante o Fórum Encadear e falou sobre ideais e planos de negócios.
São Paulo – Você é apaixonado pela sua ideia? Pois, não devia. Isso pode atrapalhar você a desenvolver melhor a ideia e ela nem sempre é a mais lucrativa. Esse é o conselhor de Alexander Osterwalder, idealizador do Business Model Canvas, cofundador da Strategyzer e autor do best-seller Business Model Generation e um dos principais especialistas em startups e modelos de negócios. Osterwalder participou do Fórum Encadear, do Sebrae, que aconteceu hoje, em São Paulo.
Aprender a como criar é uma maneira de empreender melhor. E os designers podem ajudar neste processo. “Não é natural que as pessoas joguem fora suas ideias, pois nós todos amamos nossas ideias. Mas arquitetos e designers são treinados para isso e nós podemos aprender por meio desses processos”, afirma.
“É um processo com muitos esboços, protótipos e possibilidades, diferente de negócios. Nós somos treinados para fazer e não para explorar novas possibilidades”, complementou Osterwalder.
Uma das recomendações do expert na hora de repensar o modelo de negócio da sua empresa é fazer algumas perguntas simples como ‘você sabe o que o seu consumidor quer?’ “Eles não ligam para o que você oferece e sim para o que você pode ajudar a resolver. Transformar uma ideia em realidade é muito diferente do que é ensinado nas escolas de negócio. Na realidade, as pessoas não ligam para a sua ideia. Você precisa testar até elas prestarem atenção”, ensina o Osterwalder.
Donos de pequenas empresas ou indústrias não devem esperar crises para entender melhor os seus consumidores ou repensar o seu modelo de negócio. “Você não pode deixar de pensar no futuro. Se você é um líder empresarial e diz que não tem tempo para descobrir onde sua empresa vai estar em cinco anos, é uma péssima desculpa”, ressalta Osterwalder.
Osterwalder disse também que está trabalhando em um novo livro, focado em soluções para consumidores. Para ele, a nova obra é uma extensão do seu best-seller, Business Model Generation. “Este livro é sobre uma ferramenta para moldar suas preposições de valor e testá-las. Apenas ter grandes ideias não é suficiente, você tem que testar as suas ideias”, conta.