A estratégia é expressa nas decisões e ações consideradas chave para a conformação presente e futura do negócio.

Para Mintzberg (2003), a estratégia pode ser entendida como um padrão em uma sequência de decisões. Ambas as definições deixam claro que, no atual cenário de negócios, caracterizado pela velocidade de mudanças, não há espaço para uma empresa que não elabore estratégia.

As principais etapas do processo de planejamento estratégico são:
•    Avaliação do posicionamento atual
Como a empresa está posicionada no mercado. Isso significa entender seus diferenciais, se compete por custos, comparação dos seus produtos com os do concorrente, mercados que pretende atender, se os resultados estão compatíveis com a indústria de atuação, entre outras questões.

•    Análise dos ambientes externo e interno
É possível analisar os ambientes aplicando algumas ferramentas consolidadas pela Administração como: PEST, 5 Forças de Porter, Matriz SWOT, Visão Baseada em Recursos, Matriz BCG e Matriz GE.

•    Definição das iniciativas estratégicas
Confirmação ou revisão do posicionamento, declaração de visão, missão, valores, metas e objetivos estratégicos.

•    Desdobramento das iniciativas estratégicas para os diversos níveis da organização
Nesta etapa é importante o uso de ferramentas que permitam a sistematização e os desdobramentos de forma clara e objetiva.

•    Implantação do planejamento estratégico
Devem ser utilizados mecanismos de motivação, comunicação intensa, acompanhada de indicadores de resultados bem definidos.

•    Avaliação e aprendizado
Todo o processo deve ser monitorado e avaliado para que se torne aprendizado.

 

Clique e obtenha mais informações:
• Balanced Scorecard (BSC)
• Ciclo PDCA
• Visão, missão e valores
• Análise interna e externa
• Análise interna: as competências centrais e a Visão Baseada em Recursos (VBR)
• Análise de portfólio de produto