Warning: file_exists(): open_basedir restriction in effect. File(/home/flaviowe/public_html/newibmec/wp-content/uploads/et_temp/luiz-615805_60x60.jpg) is not within the allowed path(s): (/home/codemec/:/tmp:/usr/local/php/7.2/lib/php:./) in /home/codemec/www/instituto/wp-content/themes/Divi/epanel/custom_functions.php on line 1542

Dando continuidade à série “Artigos Setoriais”, neste artigo apresentamos os grandes números do setor de Alimentos e Bebidas, comparando os totais dos últimos dois anos das empresas do setor, com informações extraídas de nosso Banco de Dados SABE.

O mercado acionário brasileiro possui 14 companhias abertas do setor de Alimentos e Bebidas. São elas: Ambev S/A, BRF SA, Excelsior, Fornodeminas, IMC S/A, Jbs, Josapar, M.Diasbranco, Marfrig, Minerva, Minupar, Oderich, SLC Agricola e Vigor Food. Do total das receitas líquidas em 2015 destas companhias, quase 85% vieram de: Jbs com 57%, Ambev S/A com 16% e BRF SA com 11%.

De 2014 para 2015, as companhias abertas do setor de Alimentos e Bebidas tiveram um crescimento de 25% nas receitas, aumento de 20% na geração de caixa medida pelo EBITDA, aumento de 24% nos resultados líquidos, aumento de 49% no endividamento líquido, crescimento de 23% na relação dívida líquida/EBITDA, além de aumento de 2,62 ppt na taxa de retorno para o acionista (ROE).

Leia o Artigo na íntegra clicando aqui.


Luiz Guilherme Dias é engenheiro, MBA em Finanças e Mestre em Economia Empresarial. Desenvolveu o Banco de Dados SABE, oriundo do IBMEC, que reúne mais de 100.000 balanços empresariais.