Warning: file_exists(): open_basedir restriction in effect. File(/home/flaviowe/public_html/newibmec/wp-content/uploads/et_temp/Ricardo-Largman_02_cropped-87907_60x60.jpg) is not within the allowed path(s): (/home/codemec/:/tmp:/usr/local/php/7.2/lib/php:./) in /home/codemec/www/instituto/wp-content/themes/Divi/epanel/custom_functions.php on line 1542

Já entrou numa loja da Costco nos Estados Unidos? Se nunca entrou, o melhor é descrevê-la não como loja, mas como mega-hiper-loja – um armazém, se preferir. A segunda maior rede varejista do mundo é superlativa em tudo: vende para os seus associados (sim, lá não entra/compra qualquer um) produtos em quantidades e tamanhos para demandas, digamos,“oversized”. É mais ou menos por aí: tudo muito grande, embora os produtos sejam vendidos também separadamente. Com esse poder de fogo, a Costco se tornou no ano passado a maior revendedora… da General Motors!

Não é brincadeira: foram 465 mil carros vendidos em 2015. O cara entra na Costco para comprar um pack de 240 cápsulas de café expresso Green Mountain e sai de lá com um GMC Sierra 2017. Vai comprar 48 shots de energéticos Kirkland e volta para casa a bordo de um Chevrolet Camaro Cupe 2016. À frente da varejista, somente a AutoNation, maior revendedora norte-americana de carros da GM.

O mais incrível é que, fisicamente, a Costco não vende veículo algum. Não ganha um penny sequer nas transações. O sistema funciona on-line através de parcerias com as mais de 4 mil concessionárias da marca espalhadas em território norte-americano: além da garantia de seu nome, a varejista oferece preços convidativos (geralmente fixos) e, como contrapartida, amplia sua já vastíssima carteira de associados com novos e bem detalhados cadastros – nos quais, é claro, são reveladas todas as suas preferências de consumo.

Tem dado certo. No ano passado, uma promoção do Costco Auto Program foi responsável pela venda de quase 60 mil veículos. E mais de metade dos compradores afirmaram ter mudado para a marca General Motors justamente por causa do evento. A propósito, no último final de semana a dobradinha Costco-GM deu início a uma nova ação promocional (veja aqui). Mas não precisa correr: você pode comprar seu Cadillac CT6 Sedan até o dia 3 de janeiro de 2017.


Ricardo Largman, jornalista formado pela PUC-RJ em 1982, é crítico de cinema, consultor de Comunicação e assessor de Imprensa do Instituto IBMEC.